sexta-feira, 29 de julho de 2011

Lançamento do Projeto: Fichas de Estudo

Lançamento do Projeto: Fichas de Estudo


Lançamento do Projeto: Fichas de Estudo


No dia 03 de agosto de 2011 a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, através do Ambiente Virtual de Formação  Igreja em Rede, dará inicio à publicação das Fichas de Estudo, como parte do Projeto de Formação on-line. A inspiração deste Projeto é a publicação  Liturgia em Mutirão, da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB.
O objetivo destas Fichas é fornecer subsídios para a formação de agentes de pastoral, das comunidades e paróquias, pastorais e organismos e, de um modo geral, aos fiéis e internautas que acessam as diversas páginas e sites da Arquidiocese de Campinas. Um segundo objetivo é divulgar e popularizar os canais de formação virtuais utilizados pela Arquidiocese para atingir um maior número de agentes.
Este Projeto prevê a publicação de breves reflexões, em forma de Fichas, sobre um tema especifico que poderá ser aprofundado, pessoalmente ou em grupo, através das orientações contidas nos respectivos textos.
Estas Fichas de Estudo, que estão sendo produzidas pela equipe do A.V.F., serão divulgadas quinzenalmente através do Boletim Linha Direta – Edição de Estudo e publicadas  neste site  possibilitando a impressão e, consequentemente, a discussão presencial nas comunidades, ou através dos espaços interativos virtuais: no Facebook  (http://www.facebook.com/avf.igrejaemrede) ou no site de estudo do Ambiente Virtual de Formação (www.avf.org.br).
O tema do primeiro módulo será as quatro Constituições do ‘Concílio Vaticano II’ em razão do  cinquentenário deste importante evento eclesial (2012 a 2015), e está dividido  em cinco Blocos especificados abaixo, totalizando vinte e duas Fichas de Estudo.
Calendário das publicações em 2011
BLOCO 01 – Tema: Introdução ao Concílio
03 de Agosto: O que é um Concílio?
17 de Agosto: O evento Concílio Vaticano II
BLOCO 02 – Tema: Sacrossanto Concílio
31 de Agosto: Introdução e A Teologia Litúrgica
14 de Setembro: A Formação Litúrgica
28 de Setembro: Sacramentos e Sacramentais
11 de Outubro: Ano Litúrgico e Ofício Divino
26 de Outubro: Música e Arte Sacra
BLOCO 03 – Tema: Lumem Gentium
09 de Novembro:  Introdução e O Mistério da Igreja
23 de Novembro: O Povo de Deus
07 de Dezembro: Uma Igreja Ministerial
21 de dezembro:: Vocação à santidade e índole escatológica da Igreja
28 de Dezembro: A Bem-Aventurada Virgem Maria

No período entre  01 de fevereiro a  06 de junho de 2012 serão publicados os blocos seguintes: 04 – Dei Verbum e 05 – Gaudium et Spes.
Acompanhe, participe  e convide  seus amigos para participarem também!
Se você desejar receber as Fichas através do Boletim Linha Direta – Versão Eletrônica,  envie  um e-mail para asscom@arquidiocesecampinas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares