quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PATROLOGIA E PATRÍSTICA 03 - A Didaquê

Como informamos no post anterior, inserimos aqui a DIDAQUÊ (ou Doutrina dos Doze Apóstolos) que é como um antigo catecismo, redigido entre os anos 90 e 100, na Síria, na Palestina ou em Antioquia. Traz no título o nome dos doze Apóstolos. Os Padres da Igreja mencionaram-na muitas vezes. Em 1.883 foi encontrado um seu manuscrito grego. A versão aqui apresentada foi obtida no site de Dom Henrique, Sou Dom Henrique Soares da Costa, Bispo Titular de Acúfica e Auxiliar de Aracaju, cujo link é apresentado ao final:

Caro(a) Internauta, já ouviu falar na Didaqué? É o primeiro catecismo da Igreja, escrito no final do século I, no início da Igreja. Pois bem. Eis aqui o texto! Boa leitura e bom proveito espiritual!

INTRODUÇÃO
Didaqué - A Instrução dos Doze Apóstolos
Instrução do Senhor para as nações segundo os Doze Apóstolos,

Didaqué - I (O Caminho da vida e o caminho da morte)

CAPÍTULO I

Existem dois caminhos: o caminho da vida e o caminho da morte. Há uma grande diferença entre os dois.

Este é o caminho da vida: primeiro, ama a Deus que te criou; segundo, ama a teu próximo como a ti mesmo. Não faças ao outro aquilo que não queres que te façam.

Este é o ensinamento derivado dessas palavras: bendize aqueles que te amaldiçoam, ora por teus inimigos e jejua por aqueles que te perseguem. Ora, se amas aqueles que te amam, que graça mereces? Os pagãos também não fazem o mesmo? Quanto a ti, ama aqueles que te odeiam e assim não terás nenhum inimigo.

Não te deixes levar pelo instinto. Se alguém te bofeteia na face direita, oferece-lhe também a outra face e assim serás perfeito. Se alguém te obriga a acompanhar-te por um quilômetro, acompanha-o por dois. Se alguém te toma o manto, oferece-o também a túnica. Se alguém toma alguma coisa que te pertence, não a peças de volta porque não é correto.

Dá a quem te pede e não peças de volta pois o Pai quer que os teus bens sejam dados a todos. Bem-aventurado aquele que dá conforme o mandamento pois será considerado inocente. Ai daquele que recebe: se pede por estar necessitado, será considerado inocente; mas se recebeu sem necessidade, prestará contas do motivo e da finalidade. Será posto na prisão e será interrogado sobre o que fez... e daí não sairá até que devolva o último centavo.

Sobre isso também foi dito: que a tua esmola fique suando nas suas mãos até que saibas para quem a está dando.

CAPÍTULO II

O segundo mandamento da instrução é:

Não mates, não cometas adultério, não corrompas os jovens, não forniques, não roubes, não pratiques a magia nem a feitiçaria. Não mates a criança no ventre de sua mãe e nem depois que ela tenha nascido.

Não cobices os bens alheios, não cometas falso juramento, nem prestes falso testemunho, não sejas maldoso, nem vingativo.

Não tenhas duplo pensamento nem duplo linguajar pois o duplo sentido é armadilha fatal.

A tua palavra não deve ser em vão, mas comprovada na prática.

Não sejas avarento, nem ladrão, nem fingido, nem malicioso, nem soberbo. Não planejes o mal contra o teu próximo.

Não odeies a ninguém, mas corrige alguns, reza por outros e ama ainda aos outros, mais até do que a ti mesmo.

CAPÍTULO III

Filho, procura evitar tudo aquilo que é mau e tudo que se parece com o mal.

Não sejas colérico porque a ira conduz à morte. Não sejas ciumento também, nem briguento ou violento, pois o homicídio nasce de todas essas coisas.

Filho, não cobices as mulheres, pois a cobiça leva à fornicação. Evita falar palavras obscenas e olhar maliciosamente já que os adultérios surgem dessas coisas.

Filho, não te aproximes da adivinhação porque ela leva à idolatria. Não pratiques encantamentos, astrologia ou purificações, nem queiras ver ou ouvir sobre isso, pois disso tudo nasce a idolatria.

Filho, não seja mentiroso pois a mentira leva ao roubo. Não persigas o dinheiro nem cobices a fama porque os roubos nascem dessas coisas.

Filho, não fales demais pois falar muito leva à blasfêmia. Não sejas insolente, nem tenhas mente perversa porque as blasfêmias nascem dessas coisas.

Sê manso pois os mansos herdarão a terra.

Sê paciente, misericordioso, sem maldade, tranqüilo e bondoso. Respeita sempre as palavras que escutaste.

Não louves a ti mesmo, nem te entregues à insolência. Não te juntes com os poderosos, mas aproxima-te dos justos e pobres.

Aceita tudo o que acontece contigo como coisa boa e sabe que nada acontece sem a permissão de Deus.

CAPÍTULO IV

Filho, lembra-te dia e noite daquele que te prega a Palavra de Deus. Honra-o como se fosse o próprio Senhor, pois Ele está presente onde a soberania do Senhor é anunciada.

Procura estar todos os dias na companhia dos fiéis para encontrar forças em suas palavras.

Não provoques divisão. Ao contrário, reconcilia aqueles que brigam entre si. 

Julga de forma justa e corrige as culpas sem distinguir as pessoas.

Não hesites sobre o que vai acontecer.

Não te pareças com aqueles que dão a mão quando precisam e a retiram quando devem dar.

Se o trabalho de tuas mãos te rendem algo, oferece como reparação pelos seus pecados.

Não hesites em dar, nem dês reclamando porque, na verdade, sabes quem realmente pagou tua recompensa.

Não rejeites o necessitado. Compartilha tudo com teu irmão e não digas que as coisas são apenas tuas. Se estais unidos nas coisas imortais, tanto mais estarão nas coisas perecíveis.

Não te descuides de teu filho ou filha. Muito pelo contrário, desde a infância instrui-os a temer a Deus.

Não dê ordens com rudeza ao teu escravo ou escrava pois eles também esperam no mesmo Deus que tu; assim, não perderão o temor de Deus, que está acima de todos. Certamente Ele não virá chamar a pessoa pela aparência, mas somente aqueles que foram preparados pelo Espírito.

Quanto a vós, escravos, obedecei aos vossos senhores, com todo o respeito e reverência, como à própria imagem de Deus.

Detesta toda a hipocrisia e tudo aquilo que não agrada o Senhor.

Não violes os mandamentos do Senhor. Guarda tudo aquilo que recebeste: não acrescentes ou retires nada.

Confessa teus pecados na reunião dos fiéis e não comeces a orar estando com má consciência. Este é o caminho da vida.

CAPÍTULO V

Este é o caminho da morte: primeiro, é mau e cheio de maldições - homicídios, adultérios, paixões, fornicações, roubos, idolatria, magias, feitiçarias, rapinas, falsos testemunhos, hipocrisias, coração com duplo sentido, fraudes, orgulho, maldades, arrogância, avareza, palavras obscenas, ciúmes, insolência, altivez, ostentação e falta de temor de Deus.

Nesse caminho andam os perseguidores dos justos, os inimigos da verdade, os amantes da mentira, os ignorantes da justiça, os que não desejam o bem nem o justo julgamento, os que não praticam o bem mas o mal. A calma e a paciência estão longe deles. Estes amam as coisas vãs, são ávidos por recompensas, não se compadecem com os pobres, não se importam com os perseguidos, não reconhecem o Criador. São também assassinos de crianças, corruptores da imagem de Deus, desprezam os necessitados, oprimem os aflitos, defendem os ricos, julgam injustamente os pobres e, finalmente, são pecadores consumados. Filho, afaste-se disso tudo.

CAPÍTULO VI

Fica atento para que ninguém te afaste do caminho da instrução, pois quem faz isso ensina coisas que não pertencem a Deus.

Tu serás perfeito se conseguires carregar todo o jugo do Senhor. Se isso não te for possível, faze o que puderes.

A respeito da comida, observa o que puderes. Não comas nada do que é sacrificado aos ídolos, pois esse culto é destinado a deuses mortos.

 Didaqué - II (A Celebração Litúrgica)

CAPÍTULO VII

Quanto ao batismo, batizai com água corrente, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Se não tiveres água corrente, batiza em outra água. Se não puderes batizar com água fria, faze-o com água quente.

Na falta de uma ou outra, derrama água três vezes sobre a cabeça, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Mas, antes de batizar, tanto aquele que batiza como o batizando, bem como aqueles que puderem, devem observar o jejum. Deves ordenar ao batizando um jejum de um ou dois dias.

CAPÍTULO VIII

Vossos jejuns não devem coincidir com os dos hipócritas. Eles jejuam no segundo e no quinto dia da semana. Vós, porém, deveis jejuar na quarta-feira e na sexta (dia de preparação).

Também não rezeis como os hipócritas, mas como o Senhor ordenou em seu Evangelho. Rezai assim: "Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome, venha o teu Reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão-nosso de cada dia dá-nos hoje, perdoa nossa dívida, assim como também perdoamos os nossos devedores e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal porque teu é o poder e a glória para sempre".

Rezai assim três vezes ao dia.

CAPÍTULO IX

Quanto à Eucaristia, celebrai-a assim:

Dizei primeiro sobre o cálice: "Nós te bendizemos (agradecemos), Pai nosso, por causa da santa vinha do teu servo Davi, que nos revelaste através do teu servo Jesus. A ti, a glória para sempre. Amém".

Depois dizei sobre o pão a ser quebrado: "Nós te bendizemos (agradecemos), Pai nosso, por causa da vida e do conhecimento que nos revelaste através do teu servo Jesus. A ti, a glória para sempre. Amém”.

“Da mesma forma como este pão partido havia sido semeado sobre as colinas e depois foi recolhido para se tornar um, assim também seja reunida a tua Igreja desde os confins da terra no teu Reino, porque teu é o poder e a glória, por Jesus Cristo, para sempre. Amém".

Que ninguém coma nem beba da vossa Eucaristia sem antes ter sido batizado em nome do Senhor, pois sobre isso o Senhor disse: "Não deis as coisas santas aos cães".

CAPÍTULO X

Depois de saciados, bendizei (agradecei) assim:

"Nós te agradecemos, Pai santo, por teu santo nome que fizeste habitar em nossos corações e pelo conhecimento, pela fé e imortalidade que nos revelaste através do teu servo Jesus. A ti, a glória para sempre. Amém”

“Tu, Senhor onipotente, criaste todas as coisas por causa do teu nome e deste aos homens o prazer do alimento e da bebida, para que te agradeçam. A nós, porém, deste uma comida e uma bebida espirituais e uma vida eterna através do teu servo Jesus.

Antes de tudo, te agradecemos porque és poderoso. A ti, a glória para sempre. Amém.

Lembra-te, Senhor, da tua Igreja, livrando-a de todo o mal e aperfeiçoando-a no teu amor.

Reúne dos quatro ventos esta Igreja santificada para o teu Reino que lhe preparaste, porque teu é o poder e a glória para sempre. Amém.

Que a tua graça venha e este mundo passe. Hosana à casa de Davi. Venha aquele que é santo; converta-se quem não é (santo). Maranatha. Amém."

Deixai os profetas agradecerem à vontade.

Didaqué - III (A Vida em Comunidade)       

CAPÍTULO XI

Se vier alguém até vós e ensinar tudo o que foi dito anteriormente, deve ser acolhido.

Mas se aquele que ensina é perverso e ensinar outra doutrina para vos destruir, não lhe deis atenção. No entanto, se ele ensina para estabelecer a justiça e conhecimento do Senhor, deveis acolhê-lo como se fosse o Senhor.

Já quanto aos apóstolos e profetas, fazei conforme o princípio do Evangelho.
Todo apóstolo que vem até vós deve ser recebido como o próprio Senhor.

Ele não deve ficar mais que um dia ou, se necessário, mais outro. Se ficar três dias é um falso profeta.

Ao partir, o apóstolo não deve levar nada a não ser o pão necessário para chegar ao lugar onde deve parar. Se pedir dinheiro é um falso profeta.

Não ponhais à prova nem julgueis um profeta que fala tudo sob inspiração, pois todo pecado será perdoado, mas esse não será perdoado.

Nem todo aquele que fala inspirado é profeta, a não ser que viva como o Senhor. Na conduta de vida reconhecereis o falso e o verdadeiro profeta.

Todo profeta que, sob inspiração, manda preparar a mesa não deve comer dela. Caso contrário, é um falso profeta.

Todo profeta que ensina a verdade mas não pratica o que ensina é um falso profeta.

Todo profeta comprovado e verdadeiro, que age pelo mistério terreno da Igreja, mas que não ensina a fazer como ele faz não deverá ser julgado por vós; pois ele será julgado por Deus. Assim fizeram também os antigos profetas.

Se alguém disser sob inspiração: "Dá-me dinheiro" ou qualquer outra coisa, não o escuteis. Porém, se ele pedir para dar a outros necessitados, então ninguém o julgue.

CAPÍTULO XII

Acolhei todo aquele que vier em nome do Senhor. Depois, examinai para conhecê-lo, pois tendes discernimento para distinguir a esquerda da direita.

Se o hóspede estiver de passagem, dai-lhe ajuda no que puder. Entretanto, ele não deve permanecer convosco mais que dois ou três dias, se necessário.

Se quiser se estabelecer e tiver uma profissão, então que trabalhe para se sustentar.

Porém, se ele não tiver profissão, procedei de acordo com a prudência, para que um cristão não viva ociosamente em vosso meio.

Se ele não aceitar isso, trata-se de um comerciante de Cristo. Tende cuidado com essa gente!

CAPÍTULO XIII

Todo verdadeiro profeta que queira estabelecer-se em vosso meio é digno do alimento.

Assim também o verdadeiro mestre é digno do vosso alimento, como qualquer operário.

Assim, tomai os primeiros frutos de todos os produtos da vinha e da eira, dos bois e das ovelhas, e os dai aos profetas, pois são eles os vossos sumos-sacerdotes.

Porém, se não tiverdes profetas, dai-os aos pobres.

Se fizerdes pão, tomai os primeiros e dai-os, conforme o preceito.

Da mesma maneira, ao abrir um recipiente de vinho ou óleo, tomai a primeira parte e a dai aos profetas.

Tomai uma parte de vosso dinheiro, da vossa roupa e de todas as vossas posses, conforme vos parecer oportuno, e dai-os de acordo com o preceito.

CAPÍTULO XIV

Reuni-vos no Dia do Senhor para a fração do pão e agradecei (= celebrai a eucaristia) após terdes confessado vossos pecados, para que o vosso sacrifício seja puro.

Aquele que está em discórdia com o outro, não pode juntar-se a vós antes de se reconciliar, para que o vosso sacrifício não seja profanado.

Com efeito, deste sacrifício o Senhor disse: "Em todo lugar e em todo tempo, seja oferecido a mim um sacrifício puro porque sou um grande rei - diz o Senhor - e o meu nome é admirável entre as nações".

CAPÍTULO XV

Escolhei para vós bispos e diáconos dignos do Senhor. Eles devem ser homens mansos, desprendidos, verazes e firmes, pois eles também exercerão entre vós o ministério dos profetas e dos doutores.

Não os desprezeis, porque eles têm, entre vós, a mesma dignidade que os profetas e os mestres.

Corrigi-vos uns aos outros, não com ódio, mas com paz, como tendes no Evangelho. E ninguém fale com uma pessoa que tenha ofendido o próximo; que essa pessoa não escute uma só palavra vossa até que se tenha arrependido.

Fazei vossas orações, esmolas e todas as vossas ações do modo como tendes no Evangelho de nosso Senhor.

Didaqué - IV (O Fim dos Tempos)                             

CAPÍTULO XVI

Vigiai sobre a vida uns dos outros. Não deixeis que vossa lâmpada se apague, nem afrouxe o cinto dos vossos rins. Ficai preparados porque não sabeis a que hora nosso Senhor chegará.

Reuni-vos com freqüência para que, juntos, procureis o que vos convém; porque de nada vos servirá todo o tempo que vivestes a fé se no último instante não estiverdes perfeitos.

De fato, nos últimos dias se multiplicarão os falsos profetas e os corruptores, as ovelhas se transformarão em lobos e o amor se converterá em ódio.

Aumentando a injustiça, os homens se odiarão, se perseguirão e se trairão mutuamente.

Então o Sedutor do mundo aparecerá, como se fosse o Filho de Deus, e fará sinais e prodígios. A terra será entregue em suas mãos e cometerá crimes como jamais foram cometidos desde o começo do mundo.

Então toda criatura humana passará pela prova de fogo e muitos, escandalizados, perecerão. No entanto, aqueles que permanecerem firmes na fé serão salvos por aquele que os outros amaldiçoam.

Então aparecerão os sinais da verdade: primeiro, o sinal da abertura no céu; depois, o sinal do toque da trombeta; e, em terceiro, a ressurreição dos mortos.

Sim, a ressurreição, mas não de todos, conforme foi dito: "O Senhor virá e todos os santos estarão com ele".

Então, o mundo assistirá ao Senhor chegando sobre as nuvens do céu.

Fonte: Dom Henrique

Bem, então vamos lá. Periodicamente, teremos a postagem do material referente a um dos grandes Padres da Igreja, seguindo a ordem cronológica. Bom estudo a todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares