sexta-feira, 8 de abril de 2011

O COMPROMISSO DE CADA UM

Nos Alpes italianos existia um pequeno vilarejo que se dedicava ao cultivo de uvas para a produção de vinho.
Uma vez por ano, lá ocorria uma festa para comemorar o sucesso da colheita.
A tradição exigia que nessa festa cada morador do vilarejo trouxesse uma garrafa de seu melhor vinho para colocar dentro de um grande barril, que ficava na praça central. 
Entretanto, um dos moradores pensou: “Por que deverei eu levar uma garrafa do meu mais puro vinho? Levarei uma d'água, pois no meio de tanto vinho o meu não fará falta”.
Assim pensou e assim o fez.
No auge das comemorações, como era de costume, todos se reuniram na praça, cada um com sua caneca para pegar uma porção daquele vinho cuja fama se estendia além das fronteiras do país. Contudo, ao abrir a torneira do barril, um silêncio tomou conta da multidão.
Daquele barril saiu apenas água !
Todos ficaram admirados, se perguntando o que teria acontecido.
Mas isso foi fácil de descobrir ! Foi porque todos pensaram como aquele morador: “A ausência da minha parte não fará falta !”.
Nós somos muitas vezes conduzidos a pensar assim: “Tantas pessoas exIstem neste mundo que, se eu não fizer a minha parte, isso não terá a mínima importância”.
Mas o que aconteceria com o mundo se todos pensassem assim ?
Da mesma forma, imaginem se todos agirem assim quanto à obra de Deus ? Cada um deixa para o outro evangelizar, contribuir, orar, fazer o trabalho missionário ? Qual será o resultado ?

A Bíblia, palavra de Deus, escrita pelo homem sob a orientação divina, nos orienta assim que:
a)      devemos contribuir com alegria;
b)     devemos nós fazer a nossa parte (pois se sabemos e podemos fazer e não o fazemos, tornamo-nos  omissos);
c)     receberemos de acordo com o que fizermos uns aos outros, pois “busque no íntimo de seu ser a vocação de servir também ao seu próximo, pois é pela Fé e pela suas Obras que entrareis no  Reino de Deus”.  “A Fé sem obras está completamente morta !”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares